Quartier Latin dos Livros


O Bairro dos Livros – bonito nome para uma iniciativa feliz – voltará a abrir portas no próximo sábado, dia 12, com poesias,  concertos, filmes, animação para vários gostos. Por lá circulará gente curiosa a entrar e a sair das livrarias e, por magia, uma vasta mancha urbana da cidade voltará a transformar-se numa espécie de Quartier Latin parisiense de boa memória com lojas de comércio abertas ao conhecimento, saber e cultura, como o Café Progresso a servir de décor à exibição de filmes 16 mm do Cineclube do Porto, ou poemas ditos na Biblioteca Musical, 85 anos de história ligada à venda de instrumentos e partituras, agora palco de outras sonoridades e prazeres da alma.

Os aplausos da primeira edição foram unânimes: “A iniciativa veio em boa altura. Fiquei duplamente feliz. Tive a casa cheia e as vendas já começaram a aumentar um pouquinho. Já vieram cá clientes a pedir livros de Camilo, Garrett e Júlio Dinis. Um deles veio de Trás-os-Montes”, contou Fernanda Vieira, da Livraria Vieira, pequena casa alfarrabista forrada com livros sobre o Porto e clássicos da Literatura, ao lado do ANCA. O mesmo sentimento foi partilhado por Dina Ferreira da Silva, da Poetria, situada na Rua das Oliveiras, a Carlos Alberto, única livraria do Porto dedicada à poesia. “A livraria andou sempre no fio da navalha. Vivemos nos limites. Acredito que o projecto possa trazer mais gente à casa e ajudar à sua sobrevivência”. Como “cada um tem de ter a sua dose de loucura” [Álvaro de Campos] a Poetria lá vai resistindo num pequeno espaço [12 m2] com  cerca de 4000 mil livros à escolha nas estantes. E muito amor à poesia.
A próxima edição do Bairro dos Livros tem como lema “Ler é sexy”. Marketing ou não, o importante é que as livrarias aderentes façam efectivamente descontos aos clientes (porquê só e apenas nos “livros considerados sexy”?) e tudo façam para continuar este clima de festa e partilha colocando de lado pequenas vaidades caseiras. O Bairro dos Livros já é um acontecimento singular e poderá alcançar mais prestígio caso os livreiros saibam promover o livro, fomentar a leitura, aproximar a obra literária do público. Como está tudo inventado, basta copiar os bons exemplos das antigas tertúlias do Porto literário.


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