Soares dos Reis: uma escola de excelência


 
Fui há dias a uma escola de excelência – Escola Artística de Soares dos Reis - apreciar uma bonita exposição MOSTR’A SOARES 2012 composta por peças de ourivesaria, joalharia, cerâmica, trabalhos decorativos, cartazes de bom gosto e apurado design, uma mão cheia de propostas inovadoras feitas por jovens alunos que sonham e têm diplomas com assinatura reconhecida.
Como nesta Escola de prestígio a competência e seriedade andam de mão dada com o estudo e criatividade, observei, igualmente, professores empenhados e orgulhosos pelos  pequenos/grandes feitos dos estudantes, espécie de tributo aos seus antecessores e mestres de vários saberes. O júbilo e satisfação tinham razões acrescidas.
Em Maio passado, no decorrer do 20º Encontro PLE, uma associação de escolas europeias de Joalharia e que juntou delegações de 15 escolas de sete países europeus, a Soares dos Reis obteve o 1º lugar. O tema proposto para o concurso foi a célebre Lei de Lavoisier (“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”) e entre as 58 peças de Joalharia e  35 desenhos apresentados, o galardão maior foi atribuído aos brincos de Joana Ribeiro, aluna do 12º do Curso de Design de Produto (especialização de Joalharia).
Os parabéns continuam: neste ano lectivo, a Escola conquistou, ainda, o 1º e 2º prémio nos concursos de Design de Objecto (área Ourivesaria e área Têxteis) promovidos pelo Banco de Portugal. “As distinções são o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos sempre pautado pelo rigor, qualidade, saberes e boas práticas. Os prémios dão mais responsabilidades, mas estamos cá para enfrentar os desafios”, respondeu a professora Laurinda Branco, docente de Projecto de Design de Produto. O consultor da Associação de Pais da Escola, Carlos Sousa Ramos também não tem dúvidas que é possível ter uma “escola pública de excelência e especializada” e considerou os prémios como o corolário do “empenho responsável dos alunos e corpo docente”.
No final da visita à MOSTR’A SOARES 2012 fiquei mais rico e feliz. A Escola que presta homenagem ao escultor Soares dos Reis tem uma longa história de sucesso e atribuiu diplomas de distinção a milhares de estudantes, artistas de méritos reconhecidos como Júlio Resende, Zulmiro de Carvalho, Isabel Cabral e Rodrigo Cabral, De Francesco, Aureliano Ribatua, entre muitos outros.
Ontem como hoje, a centenária Escola continua a formar jovens em várias áreas do saber. Com prémios, notas de excelência e certificado de garantia.






Comentários