Um Passeio no Parque


A dois passos do bairro onde montei residência – nas proximidades da Estação de Monte Grappa - fica a enormíssima Via Francia, mais de dez quilómetros de extensão e um enorme parque histórico projectado pelo arquitecto Jacopo Maggi mandado construir em 1715 por Vittorio Amadeu II. Chama-se Villa della Tesoriera. A placa de bronze à entrada do frondoso espaço fornece ao visitante uma informação preciosa: foi edificado para promover a união dos  habitantes de Torino e fomentar a sua relação com o Casttelo di Rivoli, sede e palco preferido da família de Saboia e sua descendência. 


Como os tempos da realeza são outros, o pequeno palácio envidraçado foi transformado em Biblioteca Civica Musicale Andrea Della, espécie de tributo e homenagem ao crítico e compositor musical italiano.  O equipamento está sob alçada da Comuna de Torino e quem lá entrou esquece por completo o barulho das ruas e avenidas, automobilistas irritados. É um oásis de paz e liberdade. Em dias de sol, os habitantes do meu bairro adoram andar por lá. Uns levam os cães a passear, outros relaxam nos muitos bancos de jardim montados junto às àrvores, estudantes e namorados cruzam conversas. É um cenário inspirador de tranquilidade, paz, encontro com a Natureza. Na tarde do primeiro dia do ano vejo muita gente a fruir este espaço verde. E fixo uma mãe vestida à moda antiga a passear com os seus dois filhos. Tal e qual como numa tela de Renoir.

Comentários

  1. É bom viajar sem sair de casa! É apenas necessário ler atentamente estes belíssimos textos - precioso diário de um viajante entusiasmado pela cultura da "bella Itália"!
    Muito grato por estes registos cheios de história e de memória! José

    ResponderEliminar

Enviar um comentário